Alberto Arons Braga de Carvalho

Alberto Arons Braga de Carvalho é um político, professor universitário e jornalista português, nascido em Lisboa, a 20 de setembro de 1949. Filho do historiador e oposicionista à ditadura Joaquim Barradas de Carvalho e de Ruth Arons, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutorou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Oposicionista à ditadura, membro da Acção Socialista Portuguesa, fundador do Partido Socialista (1973), Arons de Carvalho inicia o seu percurso no jornalismo no jornal República, onde se mantém após o 25 de Abril de 1974. Um ano depois, é eleito deputado à Assembleia Constituinte, pelo Partido Socialista, suspendendo a atividade como jornalista até regressar já no jornal A Luta. Pouco depois, abandona definitivamente o jornalismo para se dedicar à política – como deputado à Assembleia da República e, entre 1995 e 2002, Secretário de Estado da Comunicação Social – e à atividade docente, primeiro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, atualmente, na Universidade Autónoma de Lisboa.
Entre as múltiplas obras que publicou, destacam-se Da Liberdade de Imprensa (1971, com António Monteiro Cardoso), A Censura e as Leis de Imprensa (1973), A Liberdade de Imprensa e o Conselho de Imprensa (1986), Direito da Comunicação Social (2003, com António Monteiro Cardoso e João Pedro Figueiredo), A RTP e o Serviço Público (2009), Legislação da comunicação social: diplomas complementares (2018, com João Pedro Figueiredo).

Projeto Jornalistas na Revolução, Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação, com Alberto Arons de Carvalho em conversa com Pedro Marques Gomes. Registado por Miguel Carrapiço, através da plataforma Zoom, em Lisboa, a 15 de março de 2021.

Alberto Arons Braga de Carvalho

parte 1 de 2

Entrevistado por Pedro Marques Gomes. Registado através da plataforma Zoom, em Lisboa, a 15 de março de 2021.

Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 0M0S – Início do percurso no jornalismo no jornal República entre 1972 e 1973; a escrita de notícias sobre movimentos académicos e sindicatos; República.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 1M51S – – Os cortes da censura; os telefonemas entre os censores e o diretor, Raul Rêgo.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 5M35S – – O investimento de socialistas da Ação Socialista Portuguesa no República e a renovação do jornal; Jaime Gama; Mário Mesquita; Eduardo Paz Ferreira. O seu prestígio nos “vespertinos”.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 7M30S – – Na oposição à ditadura; a candidatura às eleições de 1973 pela CDE – Comissão Democrática Eleitoral; o Portugal Socialista; as duas edições do Boletim Esquerda e a sua distribuição pelas universidades; Tito de Morais; Mário Cal Brandão; Mário Mesquita, Jaime Gama; José Luís Nunes; José Leitão; Cooperativa de Estudos e Documentação.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 12M21S – – A publicação dos livros “Da Liberdade de Imprensa” (com António Monteiro Cardoso) e “A Censura e as Leis de Imprensa”; o interrogatório na PIDE.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 15M35S – – As informações sobre a revolução por Álvaro Guerra; o dia 25 de Abril de 1974 no República; Pedro Coelho.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 18M11S – – A invasão dos serviços de censura, a destruição da documentação; Manuel Serra; a visita ao gabinete do diretor da censura; as cartas de Vera Lagoa e de Marcello Caetano.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 21M7S – – A ausência de contactos com os censores no 25 de Abril de 1974; os “linguados”; as formas de exercer a censura sobre os jornais.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 24M1S – – Praticar jornalismo durante a Revolução; conciliar o jornalismo com a atividade político-partidária; deputado à Assembleia Constituinte.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 26M52S – – O ambiente no República em 1974; a redação “simpatizante” do Partido Socialista; o “pluralismo polarizado”; a imprensa após o 11 de Março de 1975; a hostilidade entre a redação e a tipografia.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 31M42S – – O “caso República”; Correia Jesuíno; Jornal do caso República; A Luta.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 35M0S – – Os trabalhos da Comissão de elaboração da Lei de Imprensa; António Sousa Franco; Rui Almeida Mendes; Pinto Balsemão; Marcelo Rebelo de Sousa; Conselho de Imprensa.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 37M54S – – A atividade enquanto deputado à Assembleia Constituinte pelo Partido Socialista; o “caso dos 24 do Diário de Notícias”.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 41M56S – – A desilusão com a experiência no diário A Luta e o afastamento do jornalismo.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 43M36S – – A dupla condição de ser jornalista e político/líder da Juventude Socialista; Raul Rêgo; João Gomes; Miguel Urbano Rodrigues; Maria Elisa; jornal Portugal Hoje.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 47M20S – – A experiência no Conselho de Imprensa, designado pelo Partido Socialista.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 51M54S – – A docência de Direito da Comunicação Social e de Ética e Deontologia, na Universidade Nova de Lisboa.
Arons de Carvalho parte 1 de 2 aos 56M22S – – A investigação sobre a temática do Serviço Público de Televisão.

Alberto Arons Braga de Carvalho

parte 2 de 2

Entrevistado por Pedro Marques Gomes. Registado através da plataforma Zoom, em Lisboa, a 15 de março de 2021.

Arons de Carvalho parte 2 de 2 aos 0M0S – – Como Secretário de Estado da Comunicação Social entre 1995 e 2002 nos governos liderados por António Guterres. Ministros que tutelaram: Jorge Coelho, Armando Vara, José Sócrates, Guilherme d’Oliveira Martins e Augusto Santos Silva.
Arons de Carvalho parte 2 de 2 aos 2M41S – – A experiência como Vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, designado pelo Partido Socialista.
Arons de Carvalho parte 2 de 2 aos 4M36S – – A participação no Conselho Geral Independente da RTP.
Arons de Carvalho parte 2 de 2 aos 5M34S – – A importância da regulação da Comunicação Social e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social; ERC.
You May Also Like

António Serrão

António Pedroso Coutinho de Castro Serrão nasceu em Viseu, a 30 de Março de 1932. Ingressou na licenciatura em Físico-Químicas tendo, no entanto, vindo a licenciar-se em Histórico-Filosóficas. Mas, o…
Ver mais...