Colaboradores

Ana Sofia
Aluna

Ana Sofia Alves

Licenciada em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social. No seu segundo ano da licenciatura, ao abrigo do programa ERASMUS +, realizou um período de mobilidade na Howest University of Applied Sciences (Bélgica). Durante o percurso académico foi um membro ativo no núcleo Audiovisual da ESCS e no núcleo de rádio, ESCS FM, onde foi membro e coordenadora do website. Atualmente frequenta o Mestrado em Novos Media e Práticas Web na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.
Foi uma das responsáveis pela renovação da identidade gráfica e desenvolvimento do website do projeto AMOPC (2021).


Bolseira

Cláudia Figueiredo

Licenciada em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social. Durante o seu percurso académico integrou o E2 como repórter de imagem e editora de vídeo. Continuou o seu percurso na webmagazine Travel&Taste como coordenadora adjunta de equipa e conteúdo e, recentemente, estagiou durante 6 meses na Plural Entertainment, primeiro no Departamento de Comunicação e depois como Assistente de Realização.


Aluno

David Piedade

Licenciado em Ciências da Comunicação, pelo no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Atualmente, frequenta o Mestrado de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa. Fez ainda uma formação na área de Televisão e Novas Plataformas de Futebol, promovida pela Portuguese Football School, da Federação Portuguesa de Futebol. Colabora com a Rádio da Escola Superior de Comunicação Social, onde ocupa o lugar de comentador e moderador de dois programas desportivos, bem como na ESCS Magazine, onde é editor da secção de Desporto.


Aluna

Filipa Murta

É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve. Frequenta o mestrado de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa. No último ano da licenciatura, ao abrigo do programa ERASMUS +, realizou um período de mobilidade Universidade de Málaga (Espanha). Entre fevereiro e maio de 2018, realizou um estágio curricular na RTP Madeira. Desde 2012, integra os Jovens Repórteres para o Ambiente, um programa da Associação Bandeira Azul da Europa. No âmbito deste projeto, participou na cobertura jornalística da 22.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), em Marraquexe. Em maio de 2019, integrou o júri da Competição Internacional Jovens Repórteres para o Ambiente, que teve lugar em Copenhaga (Dinamarca). Do ponto de vista profissional, em 2016, colaborou na Rádio Universitária do Algarve (RUA), sendo responsável por produzir e conduzir a rubrica semanal “Academia no Ar”. Já em 2017, colaborou com o Mercúrio, um dos jornais de Odemira.


Aluno

Gonçalo Farinho

É licenciado em Educação e Comunicação Multimédia no Instituto Politécnico de Beja e Pós-Graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa. Atualmente, é estudante no mestrado de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Entre junho de 2012 e julho de 2014, exerceu funções de jornalista no Diário do Alentejo, onde fundou o canal de televisão online do jornal. Em 2014, teve uma experiência enquanto jornalista na TVI. Um ano depois, entra na SIC como repórter de Imagem da SIC, tendo acompanhado trabalhos em Espanha, França, Bruxelas e África. Em 2018, desempenhou funções de assistente de produção no Grupo Renascença. Produziu ainda três peças de Filipe La Féria no Teatro Politeama.


Aluno

Jaime Lourenço

Jaime Lourenço é doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. O estudo do jornalismo de cinema é o mote da sua atual investigação. Tem uma bolsa de doutoramento financiada e apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É professor assistente convidado na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador bolseiro no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), do ISCTE-IUL e investigador do Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas (NIP-C@M), da UAL.


Docente

Maria João Centeno

Maria João Centeno, doutorada e mestre em Ciências da Comunicação pela FCSH – UNL (2011 e 1999, respetivamente) e licenciada em Comunicação Social pela UBI (1994). Professora coordenadora e investigadora da ESCS-IPL desde 1995, onde leciona as UC de Teorias da Comunicação e Comunicação e Linguagem dos 1º ciclos de estudo, Comunicação e Mediação do mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. Coordenadora da secção de Ciências da Comunicação e Presidente do Conselho Pedagógico. Investigadora doutorada integrada no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNova) da FCSH-UNL. Sócia do Museu da Paisagem.


Aluna

Maria Moreira Rato

Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, frequenta, desde 2020, o mestrado na mesma área na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou o seu percurso na TVI, canal em que realizou um estágio curricular entre setembro de 2018 e março de 2019, tendo sido autora de uma grande reportagem sobre o desafio suicida online Momo. Desde outubro de 2020 é jornalista do semanário Nascer do Sol e do diário Inevitável. No primeiro ciclo de estudos, foi editora e diretora da revista online ESCS MAGAZINE, editora do jornal universitário Oitava Colina e integrou a equipa de estudantes que fez a cobertura do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses, contribuindo para o arranque do projeto Repórteres em Construção. Colaborou do site de política Panorama e do maior portal de educação português, o Uniarea, tendo escrito igualmente para o jornal Público. Foi vencedora do concurso “Transliteracia Mediática” com a reportagem “A corda bamba entre o direito a morrer e o dever de preservar a vida”.


Aluna

Margarida Gaspar

Licenciada em Comunicação Social e Educação Multimédia pelo Instituto Politécnico de Leiria e mestranda de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colaboradora da Wunderman como i Web Contents Executive (2017). Colabora há seis anos na Rádio Voz de Alenquer, onde produz e conduz o programa semanal “Mais do Que Palavras”.

Margarida Maneta

Mestre em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e mestranda em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital na Universidade Lusófona. É bolseira de investigação no projeto YouNDigital — Jovens, Notícias e Cidadania Digital (PTDC/COM-OUT/0243/2021), desenvolvido no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. Coordena o Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação desde abril de 2022, data em que passou também a integrar a equipa da Revista Comunicando. 


Aluna

Melissa Rodrigues

Licenciada em Audiovisual e Multimédia na Escola Superior de Comunicação Social. Durante a sua licenciatura foi um membro ativo do núcleo de Audiovisual da Escola (nAV) e posteriormente ascendeu a diretora do departamento de comunicação do mesmo. Foi uma das responsáveis pela renovação da identidade gráfica e desenvolvimento do website do projeto AMOPC (2021).


Bolseira

Taís Facina

Licenciada em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil, em 1997. Frequenta o Mestrado em Edição de Texto, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu atividade diversificada na área da comunicação, como repórter, editora e assessora de imprensa.


Aluno

Xavier Costa

É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente, frequenta o Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa. Foi um dos fundadores do d’ O Torgador, jornal regional e académico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente, é editor de atualidade desportiva no site Bola na Rede.