Investigadores

Ana Maria Fernandes Mateus Varela

É especialista em Audiovisual e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Produtora, diretora de produção e produtora-realizadora. Exerceu a sua atividade profissional maioritariamente na RTP, onde produziu vários projetos nas diversas temáticas e tipologias do audiovisual, em direto ou gravado. O seu percurso profissional estendeu-se também às produtoras privadas e à SIC. Desde 2004, é professora na ESCS, onde leciona na Licenciatura e no Mestrado em Audiovisual e Multimédia e é coordenadora da Pós-graduação em Storytelling.


André Melo Mendes

Doutor em Teoria Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),
Professor do Departamento de Comunicação da UFMG, Diretor Adjunto do Espaço do Conhecimento UFMG, Coordenador do Núcleo de Comunicação e Design desse mesmo museu. Membro do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS) e do Grupo de Pesquisa em Intermidialidade (Faculdade de Letras da UFMG). Sua tese de mestrado foi vencedora do Prêmio Moinho Santista Juventude de 2002, sendo publicada pela Editora da UFMG em 2007 com o título “O amor e o diabo na obra de Angela Lago: A complexidade do objeto artístico”. Esse livro foi indicado para o prêmio Jabuti e considerado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) «O Melhor Livro Teórico Publicado no Brasil sobre esse assunto em 2007». Tem experiência na área de Comunicação, principalmente em semiótica, comunicação visual, estética, análise de imagens, fotojornalismo, Angela Lago, Guimarães Rosa, Arlindo Daibert. Atualmente, está realizando pesquisas na área da fotografia, do fotojornalismo e da memória. Já realizou palestras internacionais (EUA, México e Portugal) e nacionais sobre esses temas afins.


Carlos Nuno

Doutorando em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).


Cláudia Vasconcelos Silvestre

Doutorada em Métodos Quantitativos pela Escola de Gestão do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada e mestre em Probabilidades e Estatística pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
É docente da ESCS, onde atualmente coordena a secção de Estatística. Também colabora com a revista científica desta instituição – Comunicação Pública – desde a sua génese, tendo assumido a função de coordenadora editorial. As suas áreas de interesse são análise de dados, data science, segmentação e literacia estatística.


Filipa Gonçalves Subtil

Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa.
Foi visiting scholar no Departamento de Communication Studies da Universidade do Iowa, Iowa City (2010) e no Mulhenberg Collegue, Allentown, nos EUA (2008) e na Universidade Cardinal Stefan Wyszyński, Varsóvia, na Polónia (2017). Os seus interesses de investigação têm-se centrado na sociologia da comunicação e na teoria social da comunicação e dos media nos EUA e Canadá e nas problemáticas que relacionam os media com as questões de género, áreas onde tem publicado artigos e capítulos de livros


Francisco Sena Santos

Jornalista na RDP (repórter, editor, chefe de redação e diretor-adjunto de informação).
Em 1976/80, 81/88, 91/93 e 95/2004. Jornalista na TSF (repórter, editor, chefe de redação e diretor-adjunto) em 1988/91 e 93/95.


Graziela Mello Vianna

Doutorada em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2002) e graduada em Comunicação Social pela UFMG (1995).
Foi bolsista da CAPES e realizou um estágio de doutoramento no Centre de Sociologie de L’Innovation de Paris. Desenvolve pesquisas relacionadas ao som, ao rádio, a paisagens urbanas, à canção, ao protagonismo juvenil. É pesquisadora do programa Patrimoine Image Medias Identité (PIMI), que promove colaboração entre franceses e brasileiros de diversas universidades. No departamento de Comunicação (FAFICH -UFMG) formou com outros professores o grupo de pesquisa e extensão GRISsom, do qual é coordenadora juntamente com Nisio Teixeira. É pesquisadora do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Produziu artigos para publicações nacionais e internacionais. É professora do departamento de Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.


Joana Martins

Em outubro de 2017 concluiu, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o doutoramento em Ciências da Comunicação. É licenciada em Jornalismo pela mesma faculdade e mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade Fernando Pessoa.
Joana Martins foi jornalista do Diário de Coimbra e do Diário de Viseu e atualmente é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, onde leciona ao curso de Comunicação Social.


João Manuel Rocha

Licenciado pela FCSH-UNL e mestre pelo ISCTE-IUL, é atualmente bolseiro da FCT e desenvolve trabalhos de doutoramento em Ciências da Comunicação no CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL).
Jornalista desde Julho de 1984. Integrou a equipa fundadora do diário Público, onde trabalhou entre Outubro de 1989 e Janeiro de 2016 e foi repórter e editor. Anteriormente, fez parte das redações das agências ANOP e LUSA. É também professor convidado do mestrado em Jornalismo da ESCS-IPL. Os seus principais interesses de investigação centram-se no jornalismo, história do jornalismo, relações entre media e política, PALOP, lusofonia e personagens de imprensa.


Jorge Souto

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Complutense de Madrid (2006), tem um Master em Communication and Technology pela Universidade de Brunel, Londres (2000). Licenciou-se em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1995).
É docente na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa desde 1997. Entre outras funções, foi sub-director do departamento de Audiovisual e Multimédia e é, desde 2010, coordenador do Mestrado em Audiovisual e Multimédia. Foi investigador do CIMDE (Centro de Investigação em Media e Democracia) e atualmente faz parte do ICML (Instituto de Comunicação e Media de Lisboa). É perito avaliador da A3es (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior).


José Cavaleiro Rodrigues

Doutorado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Especialidade de Antropologia do Espaço e das Cidades.


Júlia Leitão de Barros

Doutorada em História, pela FCSH – UNL, em 2014, com a tese “O Jornalismo Político Republicano Radical. O Mundo (1900-1907)”, orientada por Fernando Rosas. Mestre em História Contemporânea, pela FCSH – UNL, em 1994, com a tese “A luta pelo controlo da opinião pública, durante a II Guerra Mundial, em Portugal”, orientada por José Medeiros Ferreira.
É coordenadora da Secção Estudos Media e Jornalismo, da ESCS – IPL, desde 2014, onde leciona História dos Media, na Licenciatura de Jornalismo (desde 1997). Na investigação destaca-se o interesse pela história do jornalismo em Portugal, no século XIX e XX. Das suas publicações saliente-se: “O Jornalismo político d’O Século e do Diário de Notícias”, Comunicação Pública, vol.10, nº17, 2015; “Redações abertas: fontes informativas e terreno de implantação dos jornais políticos” in Espaços, Redes e Sociabilidades, Cultura Política no associativismo contemporâneo, coord. Joana Dias Pereira, Maria Alice Samara, Paula Godinho, IHC, FCSH, Lisboa, 2016; “O cerco da guerra: diplomacia e política de informação do Estado Novo (1940-42)” in Salazar, O Estado Novo e os Media, Censura, Propaganda e Resistência, coord. José Luís Garcia, edições 70, Lisboa, 2017, pp.127-148.


Mafalda Eiró-Gomes

Mestre e doutora em Ciências da Comunicação (especialidade de Teoria da Comunicação) pela Universidade Nova de Lisboa.
Professora Coordenadora nas áreas de Relações Públicas e Pragmática da Comunicação da Escola Superior de Comunicação Social onde leciona desde 1992. Depois de ter exercido diversas funções ao nível da coordenação dos cursos de licenciatura e mestrado em Relações Públicas, bem como ter assumido a presidência do Conselho Técnico-Científico da referida Instituição entre 2011 e 2014, coordena hoje a Secção de Estudos em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Tem investigado e publicado nas áreas da Pragmática, das Relações Públicas e da Comunicação de Interesse Público. É, há mais de vinte anos, consultora em comunicação pro bono de diversas organizações da sociedade civil. O seu interesse pelas áreas da comunicação do risco e da comunicação para a segurança laboral levou-a a frequentar a parte curricular do mestrado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública bem como o curso de Medicina das Viagens no Instituto de Higiene e Medicina Tropical.


Maria Alice Samara

Doutorada em História Contemporânea Institucional e Política de Portugal, Janeiro de 2011. Mestre em História do século XX, pelo curso de Mestrado de História dos séculos XIX e XX, secção do século XX, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Abril de 2001.


Fátima Lopes Cardoso

Doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH), mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL). É professora adjunta na ESCS-IPL, onde coordena a licenciatura em Jornalismo, e investigadora do ICNOVA-Instituto de Comunicação da Nova. Publicou os livros A fotografia documental na imprensa portuguesa: O real e o verosímil (IPL, 2022), Jornalistas-Escritores: A necessidade da palavra (MinervaCoimbra, 2012e, entre outros, O jornalismo visual em Portugal: Contributos para uma História (IPL, 2022), em coautoria. Além da docência e da investigação, é jornalista desde maio de 1997. 


Maria Inácia Rezola

Doutorada em História (especialidade História Institucional e Política Contemporânea), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).
É investigadora do Instituto de História Contemporânea da mesma faculdade. É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL), onde coordena a secção de Ciências Humanas. Tem vários livros e artigos publicados na área da História Contemporânea, nomeadamente sobre o 25 de Abril e o Estado Novo.


Maria José Mata

Doutorada em Ciências da Comunicação, especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).
Iniciou a atividade profissional como jornalista. É docente da ESCS, onde coordena o curso de mestrado em Jornalismo. Investiga e leciona nas áreas das teorias, das práticas e da deontologia do jornalismo, com particular interesse pelas questões relacionadas com as práticas e as representações jornalísticas visuais.


Marta Pinho Alves

Doutorada em Sociologia, especialização em Comunicação, Cultura e Estilos e Vida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2014) e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Comunicação pelo ISCTE (2007) e Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (1998).
É professora adjunta na ESE do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) e Co-coordenadora da licenciatura em Comunicação Social da referida instituição, desde 2013, onde leciona várias disciplinas de cinema e audiovisual e ainda ligadas à comunicação cultural. É também coordenadora do Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF) do IPS. Investiga a produção cinemática, particularmente nas suas manifestações contemporâneas ligadas à digitalização. É membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, no âmbito da qual Co-coordena o GT Cultura Visual Digital. É autora de várias publicações, entre as quais se destaca Cinema 2.0: Modalidades de Produção Cinemática do Tempo do Digital, publicado em 2017.


Paulo Amorim Barbosa

É bacharel, licenciado e mestre em cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 1998 terminou uma Pós-graduação em Escrita de Argumento (Universidade Católica Portuguesa). Em 2003 obteve o Diploma de Estudos Avançados pela Universidade Complutense de Madrid.
Desde 1993, Paulo Barbosa é professor na Escola Superior de Comunicação Social onde ensina disciplinas de audiovisual. Em paralelo com o ensino, começou em 1989 uma carreira na produção de cinema, assistência de realização, realização de documentários e vídeos institucionais, edição de cinema e vídeo e escreveu argumento para telenovela e géneros não ficcionais. Colabora em vários projetos de investigação: AMOPC; IDEA (ESML) e DEPLANEO (ESTSlx). Para além da coordenação técnica do projeto, Paulo Barbosa integra ainda a equipa responsável pela gestão do site AMOPC.


Pedro Coutinho

Doutorado em Ciências da Comunicação – Estudos de Jornalismo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2016, com a tese “A identidade regional na imprensa local beirã. Dois periódicos viseenses de 1959 a 2011”. Mestre em História Ibero-Americana pela U. Portucalense, em 2005, com a tese “As Fronteiras Internas da Nação: A Imagem da Beira no Estado Novo (A Casa das Beiras: 1939 – 1959)”.
É docente do Politécnico de Viseu desde 2000, onde desempenha as funções de coordenador da licenciatura de Comunicação Social.


Pedro Pereira Neto

Doutor em Ciências Sociais, variante Sociologia Política, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE).
É professor convidado na ESCS desde 2008 e no ISCTE desde 2011. Leciona nas áreas dos Media, da Cultura, da Política e dos Métodos de Análise de Conteúdo.


Ricardo Nunes

Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2012), com a tese “Condicionantes do dispositivo mediático na formatação de conteúdos multimédia: análise do dispositivo online do serviço público de televisão em Portugal e Espanha” sob a orientação do Prof. Doutor Francisco Rui Cádima. Mestre em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL (2001), com a dissertação “A Notícia on-line – impactos da linguagem multimédia no discurso jornalístico” orientada pelo Prof. Doutor Carlos Correia.
O estudo dos media e em particular do jornalismo constituem as suas áreas de trabalho. É Co-Coordenador da Licenciatura em Comunicação Social na ESE do Instituto Politécnico de Setúbal onde é docente desde 2002. Anteriormente exerceu funções de repórter e editor de noticiários e editor-chefe na TSF-Rádio Jornal.


Ricardo Real Nogueira

É especialista em Audiovisual e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
Produtor, realizador e argumentista de cinema e televisão. Na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), onde fez a maior parte do seu percurso profissional, dirigiu a produção, coprodução e exibição de ficção dos canais, a Direção de Marketing e o Departamento de Coordenação e Novos Projetos. Foi premiado e também júri em competições de cinema e televisão, nacionais e internacionais. Desde 2009, é professor na ESCS, onde leciona na Licenciatura Audiovisual e Multimédia e nas Pós-graduações Storytelling e Branding e Content Marketing e, ainda, na Licenciatura em Cinema, da Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL).


Samuel Barbosa

Mestre em Artes Digitais – pela École Europeénne Supérieure de l’Image da Université de Poitires, em 2016.
Desenvolve atividades profissionais nas áreas da Produção e Realização tanto em televisão como em cinema, destas destacam-se os trabalhos efetuados com o Produtor Paulo Branco e com o Realizador Paulo Rocha. Concluiu a realização do documentário “A Távola de Rocha” em 2019 produzido pela Bando à Parte. É docente do Politécnico de Viseu desde 2013, onde desempenha as funções de docente.


Sandra Miranda

Doutorada em Comunicação Social, com especialização em liderança e comunicação institucional pela Universidade Complutense de Madrid. Mestre em Gestão de Recursos Humanos (especialização em teorias organizacionais) pela Universidade do Minho e licenciada em Sociologia (especialização em organizações) pela Universidade de Coimbra.
Docente na Escola Superior de Comunicação Social, onde coordena o mestrado em Publicidade e Marketing. As suas áreas de investigação são as teorias organizacionais e o comportamento do consumidor. Bolseira em projetos FCT.


Sandra Pereira

Doutorada em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação – especialidade em Comunicação Organizacional – pelo ISCTE. Especialista em Relações Públicas.
Diretora da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial na ESCS (2010-13) e coordenadora do mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas na ESCS (Desde 2013). Professora convidada em várias formações de doutoramento e pós-graduações (ISCTE, ISEL, Instituto Politécnico de Macau, Instituto Politécnico de Cabo Verde). Bolseira da FCT em vários projetos. Promotora, com outros professores da área de estudos em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, do projeto extracurricular PRLAB (ESCS). Sandra Pereira integra igualmente a equipa responsável pela gestão do site AMOPC.