AMOPC

Este site tem por objetivo disponibilizar publicamente o Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação (AMOPC).
Trata-se de um projeto que pertence à linha de investigação sobre “Media Cultura e Tecnologia” da Escola Superior de Comunicação Social.
Teve início em 2016 com o financiamento do concurso anual para Projectos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do IPL (2016-2017).

O Projeto AMOPC integra uma vasta equipa de investigadores, interdisciplinar e além-fronteiras, na qual estão representados os saberes e as técnicas que constituem o núcleo das áreas de formação da Escola Superior de Comunicação Social, mas também outras áreas de interesse científico no âmbito das ciências da comunicação, das ciências humanas, da cultura e língua portuguesa.

Para além da sua vertente científica, o projeto AMOPC reveste-se de um caráter pedagógico, pelo que fomenta a participação e colaboração de alunos que queiram desenvolver trabalhos de 1º e 2º ciclo, privilegiando as metodologias centrais a esta investigação. Os alunos podem participar em tarefas associadas à recolha de testemunhos, captação de imagens, tratamento dos dados e transcrições. O projeto AMOPC apresenta-se também como um incentivo à criação de conteúdos originais a partir de experiências e contactos junto da indústria e entidades da comunicação social.

O projeto prevê ainda a colaboração pontual de bolseiros, tarefeiros e técnicos de registo e edição de imagem.

Conheça a nossa equipa:

Investigadores
Colaboradores

O Projeto AMOPC está sediado na Escola Superior de Comunicação Social 
Campus de Benfica do IPL
1549-014 Lisboa 
Tel: +351 217 119