Ricardo Parreiras – Parte 11 de 11

Ricardo Parreiras

parte 11 de 11

Ricardo Parreiras, nasceu em 1929 em Minas Gerais Brasil e trabalha na rádio Inconfidência desde 1948. O radialista exerceu cargos de radioator, chefe dos locutores, produtor de programa de humor, produtor de programas musicais e diretor artístico. Atualmente, apresenta e produz o programa ‘Clube da saudade’, transmitido todas as noites na Rádio Inconfidência desde 2006

Entrevistado por Graziela Vianna e André Melo Mendes em 30 de Agosto e em 13 de Setembro de 2017


RP parte 11 de 11 aos 0 M 7 S – PARREIRAS: Depois veio disquete, depois veio mais o que, ô querido… os CDs, aí veio o CD e hoje nós temos saudade do LP viu… eu tenho. Eu sempre achei, nem todos concordam comigo, eu sempre achei que o som do LP é mais puro, é melhor, é mais encorpado que o CD. Eu acho o som do CD muito metálico e o som do LP mais encorpado. O CD novinho, tem o som mais bonito, aquela caixa e tal, mas o CD… Mas nos Estados Unidos estão fabricando, aqui no Brasil também… tá voltando, tem
RP parte 11 de 11 aos 0 M 55 S – muito… já tem fábrica de LP. Lá na Amazonas tem… Manaus, né? E nos Estados Unidos está voltando os LPs. Tomara que volte mesmo.
RP parte 11 de 11 aos 1 M 5 S – GRAZIELA: Tomara! Eu tenho vários.
RP parte 11 de 11 aos 1 M 8 S – PARREIRAS: Tem né? Guarda, guarda porque aí…
RP parte 11 de 11 aos 1 M 10 S – GRAZIELA: Eu guardo!
RP parte 11 de 11 aos 1 M 11 S – PARREIRAS: Você tem aparelho? Então guarda, guarda, é bom.
RP parte 11 de 11 aos 1 M 15 S – GRAZIELA: Bom, só pra fechar, eles perguntam sobre observações ou então críticas que o senhor faria, que ocorrem ao senhor sobre o atual estado da profissão, de ser radialista hoje.
RP parte 11 de 11 aos 1 M 34 S – PARREIRAS: É… o… é muito difícil. A minha vivência de rádio é Inconfidência. É uma rádio estatal, então que eu conheço mesmo é a Rádio Inconfidência, mas é uma rádio que eu acredito seja igual a uma outra qualquer… Quando você chegou você não viu uma faixa branca lá na porta, uma placa branca dizendo aqui é uma emissora oficial, não é?… anos aqui, nesse prédio nós temos a TV Minas, e nós temos a Rádio Inconfidência, mas nós vamos ter que conviver com isso e não sei o que vem depois, se vem…
RP parte 11 de 11 aos 2 M 31 S – Nós vamos ser lembrados com o que está sendo acontecido hoje e eu me sinto muito bem com a direção da rádio, sou muito amigo do presidente da rádio, sou muito amigo do diretor artístico, antes de ser diretor artístico foi meu colega… Quantas vezes eu já falei com o Elias “ô Elias, não faz isso não… você tá fazendo um negócio que não convém…” porque eu tinha muita liberdade com ele “faz assim, assim…”, então eu dei umas coisas… hoje ele é meu diretor, e eu o respeito como tal. Aquele tratamento que eu tinha com ele eu não tenho mais. Oi Elias tudo bem? Tudo bem… e tal. Mas dar um tapinha nele eu não vou dar mais.
RP parte 11 de 11 aos 3 M 16 S – GRAZIELA: Pode dar, não tem problema não…
RP parte 11 de 11 aos 3 M 22 S – PARREIRAS: Então nós conversamos sobre o rádio, conversamos sobre a Rádio Inconfidência, e leva o meu agradecimento por ter lembrado desse velho comunicador para bater um papo com você, falar sobre rádio… o pouco do… não é conhecimento… da vivência minha no rádio de muitos anos. Eu estou completando sessenta e nove anos de Comunicação, né… nesse universo da Comunicação. E eu falando que tô com sessenta e nove anos nesse universo, você vai falar assim “o homem é um Matusalém”, e eu falo com muito prazer que eu tenho oitenta e nove anos.
RP parte 11 de 11 aos 4 M 14 S – GRAZIELA: Com muito orgulho…
RP parte 11 de 11 aos 4 M 15 S – PARREIRAS: Com muito orgulho. E estou aqui à disposição daquele lá em cima. Porque no rádio tudo é plugado. Computador é plugado, microfone é plugado. Eu estou plugado. Tanto tempo que eu estou plugado… quando Deus achar que chegou a hora ele puxa o fio, me despluga e eu subo.
RP parte 11 de 11 aos 4 M 38 S – GRAZIELA: Eu espero que o senhor fique plugado conosco mais tempo. Muito mais tempo.
RP parte 11 de 11 aos 4 M 45 S – PARREIRAS: Sempre. De coração para coração, todos vocês…
RP parte 11 de 11 aos 4 M 48 S – GRAZIELA: Ô Parreiras, eu que gostaria de agradecer, da sua disponibilidade tempo, de conversar conosco, e eu sempre… eu trabalhei no estúdio HP, a gente gravou juntos lá… e eu sempre tive notícia da sua carreira e eu quis muito registrar isso porque às vezes as histórias se perdem por aí, então eu fico muito feliz do senhor ter nos dado essa oportunidade de contar essas histórias, fico feliz de verdade.
RP parte 11 de 11 aos 5 M 23 S – PARREIRAS: Muito obrigado. Eu que tenho que agradecer. Muito obrigado.
RP parte 11 de 11 aos 5 M 27 S – GRAZIELA: Então assim, não foi por um acaso que a gente escolheu o senhor. Foi por essa trajetória maravilhosa, no rádio, na Comunicação, o senhor continua aí trabalhando lindamente, os ouvintes te adoram, a Ana Clara Viana, aquela estudante que teve aqui mais cedo fez a transcrição do senhor… Ela, apesar do senhor falar assim pros mais jovens com uma certa ironia… ela ouve o senhor, eu acho que o senhor já mandou um abraço pra ela no ar, então ela é muito fã, então eu acho que os seus ouvintes e escutantes, como o Elias costuma dizer, acho que eles também gostam muito do senhor, dessa trajetória, dessa carreira que passou por tantas coisas, tantas funções… por isso que a gente quis gravar, não um outro radialista… não era exatamente sobre a Rádio Inconfidência, era sobre você mesmo. Muito obrigada.
RP parte 11 de 11 aos 6 M 33 S – PARREIRAS: Eu que agradeço e continuo aqui à sua disposição. Venha não para trabalhar, para visitar, para bater um papo comigo, a casa está sempre…venha tomar uma aguinha comigo e bater um papo, ok?
RP parte 11 de 11 aos 6 M 49 S – GRAZIELA: Pode deixar! Muito obrigada, viu?

You May Also Like