António Soares Rebelo

António Martinho Soares Rebelo, conhecido como Soares Rebelo, nasceu no dia 4 de fevereiro de 1944, em Canas de Santa Maria, Tondela, distrito de Viseu.

Após a instrução primária, a família muda-se para Coimbra, onde termina o ensino secundário e ingressa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Após reprovar no primeiro ano do curso, foi chamado para a Guerra Colonial e é em Angola que se dá o seu primeiro contacto com o jornalismo. No final dos anos 60, Soares Rebelo substituiu um colega na tradução dos textos das agências noticiosas que chegavam ao jornal local.

Após o 25 de Abril, é convidado para integrar a redação do Diário de Notícias (DN), numa época de reconfiguração do jornal, após a saída de José Saramago e Luís de Barros. Ingressa então na secção de política, onde permanece até aos anos 90 do século XX, altura em que é desafiado para chefiar a delegação Centro do jornal, em Coimbra. Pouco depois, Soares Rebelo é chamado pela direção do grupo empresarial para ajudar a renovar o Jornal do Fundão, entretanto comprado pela Lusomundo Media, e acumula as duas funções durante alguns anos.

É no início dos anos 2000 que o então diretor da delegação Centro do DN decide aceitar um convite que há muito lhe vinha sendo feito: dirigir o Diário As Beiras, título que o próprio Soares Rebelo tinha fundado anos antes em Tondela, e que vendeu a António Abrantes nos anos 80. Manteve-se como diretor do deste diário até 2009, altura em que se reformou e deixou o jornalismo, mas não a escrita. Autor do livro O Calvário do Poeta, que assinalou o centenário do nascimento de Miguel Torga, Soares Rebelo tem mais dois livros por escrever.

António Soares Rebelo foi entrevistado por Joana Martins e o registo foi do Samuel Barbosa na Escola Superior da Educação de Viseu em 5 Janeiro de 2019.

Parte 1 de 2

António Soares Rebelo

parte 1 de 2

António Soares Rebelo foi entrevistado por Joana Martins e registada pelo Samuel Barbosa na Escola Superior da Educação de Viseu em 5 Janeiro de 2019

António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 0 M 10 S – infância e formação
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 4 M 6 S – ida para a tropa e primeiro contacto com o jornalismo
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 6 M 54 S – Ida para Angola e primeiro trabalho no Comércio do Lubango
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 7 M 40 S – entrada no Diário de Notícias
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 9 M 10 S – estágio no Le Figaro, em Paris
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 11 M 20 S – jornalismo pós-revolução e trabalho na secção de política do DN
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 14 M 1 S – Experiência no Jornal do Fundão
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 16 M 25 S – Direção da delegação centro do Diário de Notícias
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 23 M 0 S – Modernização do Jornal do Fundão
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 25 M 40 S – Entrada no Diário As Beiras
António Soares Rebelo parte 1 de 2 aos 32 M 50 S – O dia a dia no Diário as Beiras

Parte 2 de 2

António Soares Rebelo

parte 2 de 2

António Soares Rebelo foi entrevistado por Joana Martins e registada pelo Samuel Barbosa na Escola Superior da Educação de Viseu em 5 Janeiro de 2019

You May Also Like

Mário Matos e Lemos

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mário Augusto Madeira Matos e Lemos foi jornalista da Agência de Notícias e Informações (ANI), do Diário  de Notícias e do Diário do Norte (1956-1972). Entre…
Ver mais...