Jornalistas na Revolução

“Jornalistas na Revolução” é um vídeo-documental construído a partir das memórias daqueles que fizeram a cobertura jornalística do 25 de Abril de 1974. Estes repórteres começam por explicar como era praticar jornalismo durante a ditadura. Falam da censura, referem-se aos censores, aos seus cortes e revelam como a eles tentavam fugir. E logo se exaltam, quando contam como foi e o que significou a alegria libertadora da Revolução dos Cravos. Transportam-nos para as ruas daquelas horas, daqueles dias, daqueles meses, em que tudo estava a acontecer. Tudo era notícia em Portugal e o país era notícia no mundo. 

Nas memórias destes jornalistas estão as manifestações, as greves, as ocupações, os golpes e os contra-golpes. Estão as lutas políticas, em que os próprios, não raras vezes, se envolviam, confundindo jornalismo com militância. Está a agitação das redações dos jornais, das rádios, da televisão. Estão as dificuldades e os desafios de escrever num novo tempo – sem censura. E está, sobretudo, a memória da conquista da liberdade.

You May Also Like

À frente da Revolução

“À frente da Revolução”: os jornalistas na transição para a democracia em Portugal (1974-1976) O projeto “«À frente da Revolução»: os jornalistas na transição para a democracia em Portugal (1974-1976)”…
Ver mais...