Aurélio Carlos Moreira

Aurélio Carlos Moreira nasceu no Porto a 4 de dezembro de 1938. Iniciou-se na rádio em 1955 com pequenas intervenções em teatro radiofónico nos Emissores Associados de Lisboa. No ano seguinte, candidatou-se a um concurso aberto pelo Secretariado Nacional de Informação (SNI) para estagiar como locutor naqueles emissores. Seriam selecionados seis locutores. Como não tinha atingido a maioridade, não lhe foi possível oficializar a candidatura, tendo-se aventurado na produção do seu próprio programa “Viagem Musical”, que estreou na Rádio Peninsular (RP) a 4 de agosto de 1956. Aí se manteve de forma ininterrupta até 1971, acumulando com colaborações na Rádio Renascença (RR) e no Rádio Clube Português (RCP).

“Música para Jovens” (1958) foi um dos primeiros programas que dinamizou na RP, que daria origem um ano depois ao “Passatempo para Jovens”. Era, na altura, o único programa de rádio dirigido à juventude, onde se tratavam temas como música, teatro, cinema e desporto. O programa tinha uma revista mensal e realizava semanalmente espetáculos ao vivo no cinema Restelo. 

Em 1960, na RR, Aurélio Moreira e Pozal Domingues lançaram a primeira edição dos “Caloiros da Canção”, concurso que divulgava o rock em português. Esta iniciativa permitiu lançar as primeiras estrelas do rock nacional e aí se estrearam para além dos vencedores, Os Conchas e a solo Daniel Bacelar, vozes e grupos que viriam nos anos seguintes a ocupar lugar de destaque na música ligeira em Portugal. Este modelo de programa inspirou noutros semelhantes que existiam em Espanha e no Brasil e que terão sido importantes para lançar grandes nomes da música espanhola e brasileira. 

Ainda em 1960, integra, na mesma estação, a equipa do “Diário do Ar”, programa de Fialho Gouveia e Paulo Cardoso, cujo propósito era criar um novo estilo de fazer rádio: este espaço radiofónico era ocupado com música e reportagens de eventos nacionais e internacionais. Um ano depois, apresenta “Bom dia” das 9:00 às 12:00, com Victor Marques e Dora Maria. 

No ano seguinte, lança o “Páju”, na RP, que viria posteriormente a ser transmitido na RR, RCP e Rádio Clube de Cabo Verde. O mesmo deu origem a uma revista juvenil, a Passatempo Juvenil. A música era a principal temática da revista, ainda que com espaços dedicados ao teatro, cinema e desporto jovem. 

Em 1963, no RCP, faz parte da equipa do “Sintonia 63”, programa noturno produzido por António Miguel, Fernando Curado Ribeiro e Matos Maia. Esta edição inaugurou as emissões ininterruptas de 24 horas da estação. Era emitido entre as 3:00 e as 6:00, criando na altura o slogan “sempre no ar, sempre consigo”. O programa transmitia música de artistas portugueses, com discos pedidos via telefone. Já como responsável pela programação da Rádio Alfabeta (fusão da rádio Peninsular e da Voz de Lisboa) que, entretanto, tinha sido agregada, compondo assim 50% dos Emissores Associados de Lisboa, produz em 1968, com o diretor da estação Paulo de Medeiros, o “1-8-0”, programa noturno de música e informação, que se destacou no panorama radiofónico nacional, chegando a obter, em 1969, o prémio Casa da Imprensa para o melhor programa. Ao longo dos cinco anos de emissão, por lá passaram vários locutores. Entre eles, contam-se João Paulo Diniz, Maria Helena Falé, Nunes Forte, Simone de Oliveira, Júlio César, Carlos Pereira da Silva, Fernando de Almeida. O programa tinha ainda correspondentes em Londres (António Cartaxo), Horta e Costa (Paris) e Rodrigo Teles (Brasil).

Abandonou os Emissores Associados de Lisboa no início da década de 70, partindo, nessa sequência, para Cabo Verde, onde assumiu a responsabilidade pela programação do Rádio Clube de Cabo Verde (hoje Rádio Nacional) e aí se mantendo até 1973. Foi responsável por diversas iniciativas como são exemplo as primeiras transmissões desportivas em direto, o acompanhamento de figuras políticas em visita ao arquipélago e programas de rádio ao vivo. Teve também a seu cargo a formação e criação da primeira agência de publicidade naquele país. 

No retorno a Portugal, em 1973, volta à RCP e integra o programa “Carrossel em FM”, retomando a apresentação do “Páju”. Com o 25 de abril de 1974, mantém-se na estação, cujo slogan passa a ser “Rádio Clube Português, a rádio da liberdade”. As colaborações com esta rádio terminam um ano depois, em 1975, data do seu encerramento. Em fevereiro do ano seguinte, regressa a RR, prosseguindo com “Páju”, a que se juntaram outros programas como “Objetivo” e “Encontro de Madrugada”. 

No início dos anos 80, na mesma estação, realiza e apresenta com Rui Pêgo “Todos à Uma”, programa que obteve um prémio de popularidade atribuído pela revista TV Top. A convite de Ribeiro Cristóvão e Artur Agostinho, Aurélio Moreira passa a fazer parte da equipa de “Bola Branca”, um dos programas desportivos mais antigos da rádio em Portugal.

Em 1985, é convidado para constituir e formar as equipas dos regionais da RR, (Voz do Alentejo, Voz de Viseu, Voz de Leiria e Voz do Algarve), projetos que se tornaram uma referência no universo das rádios locais. Nesse ano, participou ainda no movimento das rádios locais, tendo colaborado na fundação da Rádio Pax, em Beja.

Na década de 90, dirigiu a programação da Voz de Almada e prosseguiu com a produção do “Páju”, com transmissão nacional em rádios locais de Norte a Sul do país. Além disso, assinou “Antena Ibero-Americana”, programa apresentado em mais de 250 rádios locais de toda a América do Sul. 

Na entrada do novo milénio, coordenou a programação da Voz de Lisboa, emissor regional da RR; a partir de 2008, junta-se à equipa fundadora da Rádio Sim, onde à data desta entrevista, realizava e apresentava o programa diário “Suave é a Noite”. 

Ao longo de várias décadas, para além da realização e locução de vários programas, foi enviado a vários festivais internacionais de música. Esteve em doze Festivais de Sanremo; quatro Festivais Midem; quatro de Eurovisão; quatro Festivais OTI (Madrid, com Paulo de Carvalho, Caracas (com José Cid, Buenos Aires, com Simone de Oliveira e em Lisboa; dois Festivais do Mediterrâneo (em Barcelona); Festival Split (na Jugoslávia) e ainda festivais em Aranda del Duero, Pontevedra, Andorra e Benidorm.

Teve também a oportunidade de realizar inúmeras reportagens radiofónicas desportivas quer em Portugal, quer no estrangeiro: a nível nacional, foi o responsável por reportagens em 23 voltas a Portugal em bicicleta e de diversos prémios de ciclismo, Campeonato de Europa de Hóquei em Patins (Lisboa, 1965), entre outros. No estrangeiro, fez reportagem no Campeonato da Europa de Futebol de Juniores (Suécia, 1999), Campeonato Fisec (Luxemburgo, 1963/64), – Campeonatos do Mundo de Ciclismo (Bélgica, 1970, Suíça, 1971), Taças Intertoto (Futebol) na Polónia, Holanda, Suécia, Dinamarca, Ex Checoslováquia (1970-1980), Taça Latina de Hóquei (Madrid, s.d.), Taça dos Campeões Europeus de Andebol (Madrid e Valência, s.d.).

Aurélio Moreira passou também pela televisão e pela imprensa. Em 1958, ingressou na RTP, como adjunto de Artur Varatojo, à altura Chefe dos Serviços de Publicidade, tendo ali produzido, entre outros programas, “Castelos de Portugal” e “Recantos de Portugal”. Na estação pública de televisão, colaborou ainda com Cidália Meireles em “Tu cá Tu lá” (1966); e participou, com Raúl Durão, no “Bom dia Portugal”, em 1982. 

Nos anos 90, na imprensa, dirigiu a Alentejo Ilustrado (década de 80) e o Jornal da rádio (década de s 90), tendo ainda colaborador das revistas Plateia – Rádio Televisão e Flama e do jornal Record.

Nas suas produções e realizações teve o privilégio de lançar ou acompanhar nos primeiros anos de atividade, muitos profissionais na rádio, Imprensa e TV, tais como Maria de Lurdes de Carvalho, João Paulo Dinis, Maria Helena Falé, Sena Santos, Carneiro Jacinto, José Leite Pereira, Rui Pêgo, Marcos André, José Candeias, Maurício do Vale, Nuno Figueira, Diniz de Abreu e Francisco Simões. Nos emissores regionais da RR, lançou figuras como Luís Aresta (jornalista na RR), Carlos Coutinho (na Rádio Voz do Alentejo), Fernando Correia, Pedro Vieira, Paula Costa (na RR), Luís Salgueiro (RR), João Fonseca, Carlos Dias e José Barata (jornalistas no desporto da RR), João Pedro Mendonça (RTP) e Fernando Santos.

À data da publicação desta nota biográfica (maio 2023), Aurélio Moreira continua aos microfones da RR, em FM e também em formato podcast com a rubrica “A música não tem idade

 



Aurélio Carlos Moreira

parte 1 de 4

 

Gonçalo Farinho (ESCS-IPL);
Filipa Subtil (ESCS-IPL e ICNOVA);
Filipa Murta (ESCS-IPL);
Paulo Barbosa (ESCS-IPL);
Jorge Souto (ESCS-IPL);
Margarida Maneta (Universidade Lusófona, Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias) Registado nos estúdios da Rádio Renascença em Lisboa a
16 de Julho de 2019.


A. Moreira parte 1 de 4 aos 0M27S – apresentação;
formação; família; infância; Perfumaria Casa Tinoco, Porto; Husqvarna,
empresa sueca de máquinas de costura, fogões e bicicletas; Fama:
Fábrica de artigos de metal;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 2M52S – O
primeiro contacto com a rádio; Emissora Nacional; Maria Madalena
Patacho; sócio de uma emissora associada dos Emissores do Norte
Reunidos; publicidade; “Sebastião come, come tudo”; “Pirata de perna de
pau”
A. Moreira parte 1 de 4 aos 4M40S – ” Para o menino Aurélio cá vai o disco da sua preferência”; teatro radiofónico; Alice Ogando, escritora; Rui Luís, ator;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 6M45S – início
da atividade profissional na Rádio Peninsular; Concurso; Secretariado
Nacional de Informação; locutor do programa “Viagem Musical”
A. Moreira parte 1 de 4 aos 8M18S – “Passatempo
para jovens” (Páju), programa; Elvis Presley; Paul Anka; Pat Boone;
Rádio Peninsular, Rádio Renascença; revista mensal; cinema Restelo
A. Moreira parte 1 de 4 aos 10M41S – relação com Júlio Isidro; Liceu Camões;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 11M28S – Revista
Páju; música, página de música clássica, página de poesia, rubrica de
teatro e cinema; “O saber não ocupa lugar”, concurso; correspondente
internacionais; correspondentes estrangeiros voluntários; revista
francesa Salut les Copains; Gianni Morandi;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 13M56S – colaborações radiofónicas: como surgiram e porquê? emissões noturnas;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 15M39S – início
de programação 24h contínuas no Rádio Clube Português; “sempre no ar,
sempre contigo”, slogan; programa “Sintonia 63”; Matos Maia; rádio em
direto:
A. Moreira parte 1 de 4 aos 19M40S – partida
para Cabo Verde; Rádio Clube de Cabo Verde; Rádio Nacional; Ivo
Vera-Cruz, Concursos de misses; Casino Estoril; Simone de Oliveira;
Paco Bandeira;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 22M43S – fundação
da Publicado: Publicidade e Audiovisuais em Cabo Verde; São Vicente;
Rádio Barlavento; Rádio Clube do Mindelo; rádios locais;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 23M34S – regresso a Portugal e convite para ingressar no RCP-FM; Pajú; “Carrocel em FM”; “Carrossel em Onda Média”; João Paulo Martins;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 24M22S – a rádio portuguesa nos anos 80;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 25M29S – programa
“Encontro na madrugada”, Rádio Renascença (RR); Rui Pêgo; Ribeiro
Cristóvão; Rádio Renascença FM; RFM; programa “Todos à uma”; onda média;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 28M24S – emissores
regionais da Rádio Renascença; Alentejo; António de Oliveira Salazar;
Emissores Associados de Lisboa; Rádio Ribatejo, Santarém; Emissora das
Beiras, Caramulo; Rádio Alto Douro, Peso da Régua.
A. Moreira parte 1 de 4 aos 29M59S – criação
do programa “Rádio Alentejo”; Beja; Emissores Associados de Lisboa;
José Romão; Secretariado Nacional de informação; Diário do Alentejo,
partido comunista português; José Moedas; Pax Julia; Zip-zip; PIDE;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 33M58S – fundação
da Rádio Pax; Beja; 25 de abril; emissores regionais da Rádio
Renascença; Luís Aresta, jornalista; rádios pirata, rádio Voz do
Alentejo; rádio Voz de Viseu; rádio Voz de Leiria; Rádio voz do
Algarve, Rádio Voz de Lisboa; Bola Branca, programa; diretor de
programas; Carlos Coutinho; rádio Sim; formação;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 40M0S – o
regresso do programa “Páju”; Rádio Renascença; rádios locais; rádio
Comercial; rede nacional de rádios locais; Parodiantes de Lisboa;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 41M24S – reportagens
internacionais; Benidorm; Los cinco latinos, grupo musical venezuelano;
Festivais de San Remo; Festivais da Eurovisão; Festivais OTI; Américas
Latina, Central e do Sul; Eurovisão a nível latino; discotecas de venda
de discos; reportagens desportivas; Clube Futebol Os Belenenses, Taça
Intertoto; França; Polónia; Dinamarca; Holanda; Paris, Suécia; Joe
Dassin, cantor franco-norte-americano; “L´Eté indien”;
A. Moreira parte 1 de 4 aos 45M7S – Midem
(Mercado de discos em Cannes, França); Stevie Wonder; Yves Montand;
Roberto Carlos; Clara Nunes; Dire Straits; Festival de San Remo; “Una
canzone per te”; Sergio Endrigo, cantor, compositor italiano; Tina
Turner; Queen; Freddie Mercury; “Radio Ga ga”





Aurélio Carlos Moreira

parte 2 de 4

 

Gonçalo Farinho (ESCS-IPL);
Filipa Subtil (ESCS-IPL e ICNOVA);
Filipa Murta (ESCS-IPL);
Paulo Barbosa (ESCS-IPL);
Jorge Souto (ESCS-IPL);
Margarida Maneta (Universidade Lusófona, Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias) Registado nos estúdios da Rádio Renascença em Lisboa a
16 de Julho de 2019.


A. Moreira parte 2 de 4 aos 0M15S – anos
50-60; Rádio e Televisão de Portugal; Artur Varatojo; Secção de
produção e publicidade; Quartel das Taipas, Porto; Guerra colonial;
Castelos de Portugal, programa; Recantos de Portugal, programa;
passagens de modelos; Maria Leonor; Hotel Flamingo; “Ou sim ou Não”,
concurso; Artur Agostinho; Minas d’e Mira D’Aire; Vale de Santarém;
A. Moreira parte 2 de 4 aos 5M34S – os
operadores de imagem da RTP; Carlos Ruela; Abeles Couto, cinema; João
Tudela; Aníbal Nazaré, cinema; “Música e curiosidades”, programa; Maria
de Lourdes Resende, cantora; censura;
A. Moreira parte 2 de 4 aos 8M40S – a imprensa escrita; revista Alentejo Ilustrado;
A. Moreira parte 2 de 4 aos 11M14S – imprensa escrita; Jornal da rádio;
A. Moreira parte 2 de 4 aos 12M11S – colaborações com a imprensa escrita; Record, jornal; Flama; Cláudio Villa; “Non pensare a me”, canção;
A. Moreira parte 2 de 4 aos 14M8S – Luigi Tenco, cantor-compositor italiano; Dalida, cantora e atriz egípcio-francesa; “Dois vencedores e um vencido”, reportagem.
A. Moreira parte 2 de 4 aos 17M5S – Juan Bautista, produtor; convite para integrar o programa “Antena Ibero-americana”;
A. Moreira parte 2 de 4 aos 19M23S – a rádio enquanto profissão em meados do século XX; Madalena Iglésias; produtora Belter; Barcelona;
A. Moreira parte 2 de 4 aos 21M44S – estágio na Rádio Monte Carlo, Mónaco; Fernandel, cinema;

 

 



Aurélio Carlos Moreira

parte 3 de 4

 

Gonçalo Farinho (ESCS-IPL);
Filipa Subtil (ESCS-IPL e ICNOVA);
Filipa Murta (ESCS-IPL);
Paulo Barbosa (ESCS-IPL);
Jorge Souto (ESCS-IPL);
Margarida Maneta (Universidade Lusófona, Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias) Registado nos estúdios da Rádio Renascença em Lisboa a
16 de Julho de 2019.


A. Moreira parte 3 de 4 aos 0M15S – a
evolução das formas de trabalho na rádio; relações de trabalho;
Internet: Demoro; Ray Charles; Johnny Ray; criatividade; pressões;
audiências; jovens gerações; agências de publicidade; grandes
anunciantes; público em geral;
A. Moreira parte 3 de 4 aos 7M46S – Rádio
Clube Português; a revolução do 25 de Abril; João Paulo Dinis;
Emissores Associados de Lisboa; Paulo de Carvalho; “E depois do adeus”,
canção; Rádio Renascença; “Limite”, programa; Manuel Tomás; Rádio
Peninsular; “Carrocel”, programa;
A. Moreira parte 3 de 4 aos 10M2S – os
capitães de Abril; Costa Martins; ministro do trabalho; Otelo Saraiva
de Carvalho; Guiné; General Spínola; Ramalho Eanes; Emissores
Associados de Lisboa; José Afonso; PIDE; Paulo de Carvalho; “E depois
do adeus”, programa; Rádio Renascença; “Limite”, programa; Manuel
Tomás; João Paulo Dinis; “Grândola Vila Morena”; Otelo Saraiva de
Carvalho; Caxias; Prisão militar; Trafaria;
A. Moreira parte 3 de 4 aos 13M30S – casos
de censura; revista francesa Salut les Copains; revista alemã Bravo;
Revista do rádio, Brasil; revista espanhola Ondas; Bobby Deglané; Rádio
Madrid; Franco; Sport Lisboa e Benfica; Taça Campeões Europeia;
Bulgária, Sofia, PIDE; Rua António Maria Cardoso; Espanha; Luxemburgo;
Campeonatos da Federation Internationale de l’Enseignement Catholique
(FISEC); Vilar Formoso; Páju, programa; Partido Comunista Português;
Jornadas da juventude; cinema Roma; relação com Mário Castrim; Diário
de Lisboa Juvenil; Alice Vieira; Partido Comunista Português; Jogos
Juvenis do Barreiro; Vitória de Setúbal; Palmense, Sport Lisboa e
Benfica; Augusto Valegas; Mocidade Portuguesa; Rádio Renascença; Pinto
Balsemão; SIC; Homero Serpa; Vítor Serpa; jornal A Bola; Belenenses;
grupo musical espanhol “Los Tamara”; “Pide”;
A. Moreira parte 3 de 4 aos 23M15S – Manuel
de Jesus Dinis de Abreu, jornalista, diretor Diário de Notícias;
programa “Primeira Fila”; censura; “Primeira Fila”; Luís de Sttau
Monteiro, escritor; Rogério Paulo, ator; Urbano Tavares Rodrigues,
poeta;
A. Moreira parte 3 de 4 aos 25M55S – movimento
das rádios piratas em Portugal nos anos 80; rádios locais; movimento
rádios locais nos anos 30; Emissores Associados de Lisboa; Rádio
Peninsular, Rádio Graça; Clube radiofónico de Portugal; Voz de Lisboa;
A. Moreira parte 3 de 4 aos 29M44S – balanço
da vida profissional; jornalismo; locução; técnica; música; Nélson
Cunha, diretor da MegaFM; Voz de Almada; programa; “Expresso da meia
noite”; Rodrigo, fadista; grupo musical “Cinco Reis”; Júlio Isidro;
“Passatempo para jovens”; Rui Pego; Rádio Renascença; Carlos Ribeiro;
programa “Oceano Pacífico”; RFM; Carlos Coutinho; Ronaldo; Figo;
Aurélio Pereira;
A. Moreira parte 3 de 4 aos 35M4S – competências
pessoais ao longo da sua carreira; Artur Agostinho; Emissora Nacional;
Volta a Portugal em Bicicleta; Rádio Peninsular; Rádio Renascença;
Estremoz; Alves Barbosa; programa “Bola Branca”; Ribeiro Cristovão;

 

 



Aurélio Carlos Moreira

parte 4 de 4

 

Gonçalo Farinho (ESCS-IPL);
Filipa Subtil (ESCS-IPL e ICNOVA);
Filipa Murta (ESCS-IPL);
Paulo Barbosa (ESCS-IPL);
Jorge Souto (ESCS-IPL);
Margarida Maneta (Universidade Lusófona, Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias) Registado nos estúdios da Rádio Renascença em Lisboa a
16 de Julho de 2019.


A. Moreira parte 4 de 4 aos 0M12S – o radialista mais velho ainda em atividade em Portugal; aprendizagem de línguas; Alliance Française; Instituto Italiano;
A. Moreira parte 4 de 4 aos 2M24S – “Suave é a noite”, programa; a playlist na rádio;
A. Moreira parte 4 de 4 aos 2M5S –
como gostaria de ser recordado; paixão pela rádio; respeito pelos
ouvintes; Artur Agostinho; Rádio Clube de Cabo Verde; Presidente da
Câmara da Cidade da Praia; Galerias Praia;
A. Moreira parte 4 de 4 aos 6M18S – o futuro da rádio; desaparecimento da rádio; Internet; programas de rádio nas escolas; Alcabideche;
A. Moreira parte 4 de 4 aos 8M1S – a definição da profissão;
A. Moreira parte 4 de 4 aos 8M57S – a
informação; entretenimento; melhor programa de rádio portuguesa; Prémio
imprensa de melhor programa da rádio portuguesa (1969); “1-8-0”,
programa; António Cartaxo, jornalista; Londres; Horta e Costa; Paris;
Rodrigues Teles; Brasil; Ângelo Granja; Porto; Lisboa;
A. Moreira parte 4 de 4 aos 10M42S – programa
de televisão Castelos de Portugal; publicidade; Água Castelo; RTP;
produção; Armando Correia, locução; Emissora Nacional; Albano da Mata
Dinis, sonoplastia; Castelo de Porto de Mós; rádio Voz de Almada;
Campeonato de Andebol; Egito.

 

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